Um blog em (constante) desenvolvimento

Blog do prof. Dr. Henrique Rezende de Castro
Fonte: foto de Lukas Rodriguez no Pexels.

Sejam tod@s bem-vind@s!

Esse blog é um espaço de compartilhamento do meu trabalho acadêmico e profissional, assim como artigos de opinião e divulgação de eventos e atividades acadêmicas e culturais. O foco será contribuir em duas áreas principais: dicas e informações sobre Carreira Acadêmica e matérias sobre Estudos Urbanos em geral.

Sobre os meus interesses na área acadêmica, destaco a gestão metropolitana no contexto federativo brasileiro como principal objeto de diversas publicações ao longo da minha formação e trabalho em grupos de pesquisa. Atualmente desenvolvo reflexões e compartilharei neste espaço, além do tema metropolitano, matérias acerca dos dois principais impactos no meio urbano no século XXI: o climático e o tecnológico.

Entretanto, é preciso também pensar a questão urbana por conta dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. A necessidade do isolamento social como forma de prevenção e erradicação do contágio está sendo um dos grandes desafios para o poder público no Brasil e no mundo. Já há um vasto material sendo produzido sobre esse assunto, dentro os quais vale destacar o vlog “A Cidade é Nossa”, da arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, no canal LabCidade, da FAU-USP, e o boletim semanal “Cientistas Sociais e o Coronavírus“, organizado pela ANPOCS. Em ambas fontes é feita uma importante reflexão multidisciplinar, nos ajudando a pensar os caminhos a seguir.

Como visto, os desafios são grandes e a necessidade de ficar bem informado para tomar as melhores decisões é urgente. O blog tem por proposta então ser uma pequena contribuição nesse sentido, procurando oferecer material de qualidade e relevante.

Convido você a acompanhar meu trabalho: cadastre-se em nossa newsletter para ficar por dentro das últimas novidades.

Obrigado pela sua visita e volte sempre!





Aviso: postagem atualizada em Dezembro de 2020, originalmente publicada em Abril de 2020.

1 thought on “Um blog em (constante) desenvolvimento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *