Skip to main content

Duas ferramentas gratuitas para fazer referências bibliográficas

Para a realização de um bom trabalho acadêmico, seja um TCC, artigo, dissertação ou tese, tem importantes etapas a serem cumpridas, e uma das mais importantes é a seção de referências bibliográficas.

Procurar os autores certos para citar é fundamental para dar consistência e credibilidade ao seu trabalho, porém é preciso saber fazer corretamente a referência do texto utilizado na seção correspondente, que vem sempre ao final do trabalho.

Conheça abaixo dois sites cuja proposta é facilitar a vida de quem precisa gerar referências que sigam as normas ABNT (e outras, se for o caso).

MORE – Mecanismo Online de Referências

MORE UFSC Referências bibliográficas ABNT

Disponibilizado desde 2005 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o MORE – Mecanismo Online de Referência é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT. Há a opção de criar um usuário para guardar as referências criadas, ou então utilizar o formulário disponível para gerar na hora referências para 15 tipos diferentes de documentos (livros, artigos acadêmicos, artigos online, etc.) Oferece, ainda, suporte aos usuários, tornando a experiência e utilidade da ferramenta ainda mais interessantes.

Referência Bibliográfica

Desenvolvido desde 2015 por Clever Marcos Teixeira, o site ReferênciaBibliográfica.net é outra boa opção gratuita disponível na rede. Um diferencial com relação ao MORE é a sua proposta de formatar referências além da ABNT, contemplando também os estilos Vancouver, NLM (National Library of Medicine), MLA 8 (Modern Language Association) e o APA 7th (American Psychological Association 7th edition). Há um guia passo-a-passo para quem tiver dúvida de como gerar a referência no estilo escolhido.


Vale destacar por fim que ambas ferramentas estão adequadas às normas mais recentes da ABNT, atualizadas em 2018 – informação importante para acertar na hora de formatar corretamente suas referências bibliográficas.

Gostou da dica? Compartilhe então nas suas redes sociais!



Henrique Castro

Henrique Rezende de Castro é doutor em Urbanismo (PUC-Campinas), Mestre em Ciência Política (UFRJ) e pesquisador na área de Desenvolvimento Urbano e Cidades Sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.