Duas ferramentas gratuitas para fazer referências bibliográficas

Para a realização de um bom trabalho acadêmico, seja um TCC, artigo, dissertação ou tese, tem importantes etapas a serem cumpridas, e uma das mais importantes é a seção de referências bibliográficas.

Procurar os autores certos para citar é fundamental para dar consistência e credibilidade ao seu trabalho, porém é preciso saber fazer corretamente a referência do texto utilizado na seção correspondente, que vem sempre ao final do trabalho.

Conheça abaixo dois sites cuja proposta é facilitar a vida de quem precisa gerar referências que sigam as normas ABNT (e outras, se for o caso).

MORE – Mecanismo Online de Referências

MORE UFSC Referências bibliográficas ABNT

Disponibilizado desde 2005 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o MORE – Mecanismo Online de Referência é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT. Há a opção de criar um usuário para guardar as referências criadas, ou então utilizar o formulário disponível para gerar na hora referências para 15 tipos diferentes de documentos (livros, artigos acadêmicos, artigos online, etc.) Oferece, ainda, suporte aos usuários, tornando a experiência e utilidade da ferramenta ainda mais interessantes.

Referência Bibliográfica

Desenvolvido desde 2015 por Clever Marcos Teixeira, o site ReferênciaBibliográfica.net é outra boa opção gratuita disponível na rede. Um diferencial com relação ao MORE é a sua proposta de formatar referências além da ABNT, contemplando também os estilos Vancouver, NLM (National Library of Medicine), MLA 8 (Modern Language Association) e o APA 7th (American Psychological Association 7th edition). Há um guia passo-a-passo para quem tiver dúvida de como gerar a referência no estilo escolhido.


Vale destacar por fim que ambas ferramentas estão adequadas às normas mais recentes da ABNT, atualizadas em 2018 – informação importante para acertar na hora de formatar corretamente suas referências bibliográficas.

Gostou da dica? Compartilhe então nas suas redes sociais!



Quer ficar por dentro das novidades sobre Carreira Acadêmica?
Cadastre-se para receber por e-mail nossos boletins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *