ResearchGate, o “Facebook” acadêmico

O que é e como participar do ResearchGate

Ter um perfil, seguir pessoas e acompanhar o que postam não se resume a compartilhar sua vida pessoal no Facebook, Instagram e etc. A dinâmica das redes sociais também faz parte do mundo acadêmico, e o site ResearchGate (RG)é exemplo disso. Diferente, entretanto, das famosas redes pessoais, o RG, criado em 2008, oferece ao usuário basicamente compartilhar trabalhos científicos, partilhar perguntas e respostas e conferir anúncios de empregos acadêmicos.

Qual o objetivo do ResearchGate?

A proposta do RG é a de oferecer gratuitamente um espaço para que acadêmicos possam criar um perfil e interagir e colaborar com outras pessoas de todo o mundo, potencializando a divulgação científica e a criação de networking entre pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento. 

Como funciona?

Para criar seu perfil no RG você deve inserir seus dados acadêmicos (instituição onde trabalha, grupos de pesquisa nos quais participa, etc) e fazer o upload de suas publicações, que ficarão acessíveis para os demais participantes da rede. Também são geradas estatísticas de acompanhamento das visualizações e downloads dos seus trabalhos.

Ao compartilhar sua produção acadêmica no RG a mesma se torna acessível a outras pessoas que seguem a sua área de pesquisa, aumentando o alcance e impacto do seu trabalho, podendo gerar inclusive mais citações para os seus trabalhos.

Outra funcionalidade interessante do RG é a seção de perguntas que os usuários podem lançar para a comunidade participar. É uma boa oportunidade para colher insights acerca daquela hipótese que estejas trabalhando, ou sobre qual melhor fonte para determinados dados, etc.

Por fim, o RG separa uma seção para a divulgação de oportunidades de emprego em universidades por todo o mundo – as mesmas aparecem como sugestões de acordo com o perfil do usuário.

Se você deseja incrementar sua carreira acadêmica, o RG é a rede certa para você se inscrever. Crie já o seu perfil!

Fique por dentro das novidades sobre Carreira Acadêmica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *