NAU – cursos online gratuitos em Portugal

NAU - cursos online gratuitos em Portugal
Sumário

– O que é o NAU?

– o NAU oferece quais cursos online gratuitos em Portugal?


No Brasil são oferecidos cada vez mais opções de cursos online gratuitos, oferecidos principalmente por instituições públicas, como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Há também outros países que oferecem cursos em língua portuguesa e são abertos para estudantes de todo o mundo, e Portugal sem dúvida é um deles. Confira abaixo a plataforma portuguesa que atualmente oferece cursos de graça e com emissão de certificado.

O que é o NAU?

NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências” é um projeto de MOOC (Massive Open Online Course) que oferece cursos online gratuitos em Portugal e tem por missão “ser a plataforma de referência do conhecimento lusófono”, ou seja, aberto a todos os países de língua portuguesa.

A plataforma é um serviço desenvolvido e gerido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que oferta cursos abertos e acessíveis, produzidos por entidades reconhecidas em Portugal.

O objetivo da plataforma é o de promover “o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa”, conforme consta no site. O foco é dar maior acesso ao saber e para desenvolver as aptidões para melhor qualificação do público-alvo.

O histórico da plataforma NAU impressiona: foram emitidos mais de 100 mil certificados, em um total de 194 cursos ofertados por 27 diferentes entidades. Os cursos são assíncronos mas em sua maioria tem data de início e fim para serem concluídos. Na data de publicação dessa postagem estavam ativos 34 cursos disponíveis para inscrição. Confira abaixo alguns deles.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

O NAU oferece quais cursos online gratuitos em Portugal?

A plataforma NAU possui cursos nas mais diversas áreas. É bom destacar que vários deles tem público específico, quando voltados para qualificação de servidores públicos portugueses, e também vale lembrar que alguns conteúdos seguem a realidade do país europeu, o que pode não ser interessante para estudantes de outras nacionalidades. Entretanto, vale a pena acompanhar a oferta formativa pois há cursos interessantíssimos e que são uma grande oportunidade para dar um upgrade no currículo.

Abaixo segue uma lista de alguns cursos disponíveis na data desta postagem – novos cursos vão sendo incluídos e outros vão saindo conforme a oferta e os prazos dados pela plataforma, por isso é importante acompanhar o site para ficar por dentro das novidades.

Ficou interessado em algum desses acima e quer conferir os demais que estão disponíveis? Entra lá no NAU e bons estudos!


Quer mais sobre o assunto? Não deixe de ler os outros artigos do blog sobre Educação à Distância.


Fique por dentro das novidades sobre Educação à Distância!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *