Skip to main content

O que é a tecnologia Blockchain?

Definindo a Blockchain

blockchain

A Blockchain é uma das principais inovações tecnológicas do Século XXI. Trata-se de de uma nova forma de organizar e compartilhar dados, mais especificadamente de uma estruturação dos dados organizados em um tipo de “livro-contábil” digital, distribuído de forma descentralizada entre diferentes entidades independentes, sem uma autoridade central que a controle – um dos aspectos centrais desta tecnologia.

Em termos mais técnicos, a tecnologia blockchain é um “sistema de segurança codificado e descentralizado que permite o desenvolvimento de novas plataformas digitais e serviços, […] uma espécie de DLT (Distributed Ledger Technology) descentralizado. É uma ‘cadeia de blocos’ em que cada bloco carrega um hash e também dados digitais com carimbo de data/hora, que é um identificador único” (Trivedi, Mehta & Sharma, 2021).

Tipos de Blockchain

Existem 3 tipos de blockchains:
– as “públicas”, como o Bitcoin.
– as “autorizadas”, com algum grau de controle sobre quem pode fazer o quê (e.g. Ripple).
– e as “privadas”, que, como o nome diz, são limitadas a um grupo de membros, com alto grau de controle, uma vez que transacionam informações confidenciais (a IBM, por exemplo, oferece tal serviço).

O que são as criptomoedas?

As criptomoedas surgem como um incentivo para que os usuários de uma blockchain contribuam para a manutenção da segurança, estabilidade e integridade do sistema (Kalejahi, Quluzada & Maharrəmli, 2020). Além da descentralização, a remuneração por criptomoedas para os nós da rede, que usam seu hardware para processar as transações da blockchain, é uma forma de prevenir a rede de ser corrompida, utilizando, para tanto, algoritmos de consenso (Nijsse & Litchfield, 2020).

Qual o uso atual da tecnologia Blockchain?

Como se trata de uma tecnologia que adota a criptografia como base para seu funcionamento, a segurança do uso e transmissão de dados é apontada como uma das suas grandes vantagens. Apesar de ter surgido principalmente em função da criação das criptomoedas, notadamente pela principal delas, o Bitcoin, outros setores perceberam nesta tecnologia a oportunidade de desenvolverem soluções adequadas para sua atividade, como é o caso, obviamente, do setor bancário/financeiro (mercado de capitais, proteção contra lavagem de dinheiro, seguros, etc.).

Para além dos setores econômicos, são exemplos de áreas que utilizam a tecnologia blockchain: setor imobiliário, artes e entretenimento (caso dos NFTs), gestão de cadeia de fornecimento, mobilidade, saúde pública, energia, dentre outros. O setor público, por sua vez, também pode fazer uso das blockchains para , por exemplo, criar sistemas inteligentes para gestão tributária, de dados dos cidadãos, para organizar e realizar eleições.

Como se pode perceber, as possibilidades são muitas e todas elas trazem significativas vantagens, principalmente em termos de integridade dos dados, fiabilidade, velocidade de armazenamento e transparência. Não por acaso, grandes potências mundiais, como a China, estão avidamente interessadas em desenvolver essa tecnologia, por mais que temas controversos, como é o caso das criptomoedas e sua regulação, ainda permaneçam atrelados a ideia do que é e o que pode fazer uma blockchain – que, como se viu, pode oferecer muito mais do que transações financeiras.


Referências

  • Kalejahi, B. K., Quluzada, J., Maharrəmli, S. (2020) Development of Blockchain Technology. J. Adv. Comp. Eng. Technol., 6(4).
  • Laurance, Tiana (2019). Blockchain for Dummies. y John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey, USA.
  • Nakamoto, Satoshi. Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System. Disponível em: <https://bitcoin.org/bitcoin.pdf>. Acesso em 16 mar. 22.
  • Nijsse, J., & Litchfield, A. (2020). A Taxonomy of Blockchain Consensus Methods. Cryptography, 4(4), 32. MDPI AG.
  • Taleb, Nasser (2019) Prospective Applications of Blockchain and Bitcoin Cryptocurrency Technology. TEM Journal. Volume 8, Issue 1, Pages 48-55, ISSN 2217-8309.
  • Talin, Benjamim. 28 Casos De Uso De Blockchain – Possíveis Aplicações Da Tecnologia De Ledger Distribuído. Disponível em <https://morethandigital.info/pt-pt/blockchain-possibilidades-e-aplicacoes-da-tecnologia/>. Acesso em 16 mar. 22.
  • Trivedi, Sonal, Mehta, Kiran, & Sharma, Renuka. (2021). Systematic Literature Review on Application of Blockchain Technology in E-Finance and Financial Services. Journal of technology management & innovation, 16(3), 89-102. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242021000300089

Henrique Castro

Henrique Rezende de Castro é doutor em Urbanismo (PUC-Campinas), Mestre em Ciência Política (UFRJ) e pesquisador na área de Desenvolvimento Urbano e Cidades Sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.