Pós em Portugal: cursos de mestrado em Arquitetura e Urbanismo (2021)

cursos de mestrado em arquitetura e urbanismo
Sumário

– Como fazer Mestrado em Portugal

– Universidades em Portugal com cursos de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

– O que é Mestrado Integrado?

Essa é a primeira postagem da série sobre pós-graduação em Portugal, focada nos cursos de mestrado em Arquitetura e Urbanismo disponíveis em universidades portuguesas em 2021.

Fazer uma pós-graduação, seja um mestrado ou MBA, é um imperativo para quem deseja se destacar profissionalmente, seja na carreira acadêmica ou para trabalhar no setor público ou privado. Por isso, ter as informações necessárias sobre as opções disponíveis é fundamental para fazer uma escolha bem fundamentada.

E que tal se for em uma universidade estrangeira? Ter no currículo uma formação internacional sempre será um diferencial importante no currículo. Partindo desse princípio, inicio uma série de postagens sobre cursos de pós-graduação por áreas do conhecimento em Portugal, país que possui centros de excelência em ensino e pesquisa e tem grande procura pelos estudantes de países de língua portuguesa, principalmente o Brasil.

Como fazer mestrado em Portugal?

Também denominado como 2° ciclo do ensino superior, o mestrado em Portugal se divide em dois tipos: universitário e politécnico. Em se tratando do universo de temas abrangidos pela Arquitetura e Urbanismo, há cursos disponíveis nos dois tipos, sendo o politécnico mais vocacionado para a prática profissional e de menor duração.

Existem detalhes importantes para se planejar antes: prazos para submissão de candidaturas, documentos exigidos (como o visto de estudante, por exemplo), custos (sim, não são gratuitos, mas é possível verificar se há bolsas), reconhecimento do diploma no país de origem, etc. Como o foco aqui é sobre os cursos em si, recomendo a leitura da matéria do site Euro Dicas sobre esses detalhes. Nele inclusive é possível encontrar outras informações importantes para quem quer ir estudar em Portugal, como, por exemplo, o custo de vida nas principais cidades, etc.

Universidades em Portugal com cursos de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

A relação abaixo exibe as informações sobre o nome da universidade e do curso de mestrado oferecido pela mesma, assim como o link para acessar as informações no site de origem (datas do processo seletivo, custos – em Portugal chamados de “propinas”, etc). A lista abrange tanto instituições públicas como privadas e dos ensinos universitário e politécnico. Foram pesquisados cursos que tenham relação com a área de Arquitetura e Urbanismo, seja de forma direta ou em abordagens multidisciplinares.

Confira abaixo os cursos de mestrado em Arquitetura e Urbanismo em Portugal em 2021.


Estudos Urbanos


Instituto Politécnico de Tomar

Conservação e Restauro
– Reabilitação Urbana


Conservação e Reabilitação do Edificado


Estudos do Património


Arquitectura Paisagista


Universidade de Aveiro

Planeamento Regional e Urbano
Reabilitação do Património


Universidade Autónoma de Lisboa

História, Arqueologia e Património


Universidade de Coimbra

Arquitetura, Paisagem e Arqueologia
Reabilitação Urbana Integrada
Gestão da Mobilidade Urbana
Reabilitação de Edifícios
Arte e Património
Património Cultural e Museologia


Arquitectura Paisagista
Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural


Universidade de Lisboa

Arquitectura Paisagista
Gestão do Território e Urbanismo
Ordenamento do Território e Urbanismo
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea
História da Arte e Património


Urbanismo


Universidade do Minho

Construção e Reabilitação Sustentáveis


Universidade Nova de Lisboa

Conservação e Restauro
Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território


Universidade do Porto

Arquitectura Paisagista
Planeamento e Projecto Urbano
História e Património
Riscos, Cidades e Ordenamento do Território


Património Artístico Conservação e Restauro
Património Cultural e Desenvolvimento do Território


Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Arquitectura Paisagista

Nota: foi mantida a grafia de palavras como são descritas em Portugal (Arquitectura, Património, Planeamento e Projecto). Este é um detalhe importante quando se faz uma busca pelos mecanismos de pesquisa na Internet.

O que é o Mestrado Integrado?

Ao navegar pela oferta de cursos de pós-graduação nos sites das universidades portuguesas pode-se notar a oferta do chamado “Mestrado Integrado”. Trata-se de uma modalidade em que, num prazo de 10 a 12 semestres, é possível fazer a graduação e o mestrado de uma só vez. É uma modificação introduzida pelo “Processo de Bolonha”, assinado em 1999 por 29 países e que criou o Espaço Europeu de Ensino Superior.

Segundo informa o site da Direção Geral do Ensino Superior, órgão governamental português, para o biênio 2021-2022 somente mestrado em Arquitetura e Urbanismo e de mais 4 áreas (ciências farmacêuticas, medicina, medicina dentária e medicina veterinária) podem apresentar mestrados integrados.

O objetivo desta postagem é informar sobre os cursos de mestrado não-integrados, mas para quem se interessar em fazer a modalidade que inclui a graduação, é possível encontrar a oferta em: Universidade do Minho, Universidade de Évora, ISCTE-IUL, Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior Gallaecia, Universidade de Lisboa (Faculdade de Arquitectura e Instituto Superior Técnico, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade Fernando Pessoa, Universidade da Beira Interior e no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.


Sobre a série
“Pós em Portugal”

Sequencia de postagens durante o ano de 2021 com informações sobre cursos de pós-graduação em Portugal, com foco nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Ciência Política e Relações Internacionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *