Segurança na Internet: crie e gerencie senhas à prova de fraudes e roubos

Segurança na Internet - gerenciador de senhas

Um dos objetivos do blog é compartilhar informações sobre ferramentas úteis de produtividade focadas na área acadêmica. A dica desta vez, no entanto, é um serviço que serve para aprimorar a sua segurança online na rede.

Cada vez mais os serviços que precisamos no nosso dia a dia dependem da Internet: seja para fazer uma compra online, acessar o saldo no banco ou chamar um carro para se deslocar pela cidade. Para cada serviço desses, na maioria das vezes, é preciso ter um nome de usuário (login) e senha. O que acontece é que vai se tornando praticamente impossível guardar a combinação para cada site ou app que você tem.

E não… não use o mesmo login e senha para vários serviços ao mesmo tempo! Essa é uma das principais recomendações sobre o que NÃO se deve fazer em termos de segurança na Internet. É bom lembrar que houve um aumento significativo dos crimes cibernéticos durante a pandemia, entre fraudes, roubos e falsificações. Ninguém quer correr o risco de cair numa roubada, não é mesmo?

Qual a melhor solução então para se manter seguro?

Sem dúvida a opção número um sempre é ter um bom antivírus (e mantê-lo constantemente atualizado), tanto no seu computador de mesa quanto no smartphone. Entretanto, quando falamos sobre login e senha, a melhor alternativa que existe é utilizar um gerenciador de senhas.

O que é um gerenciador de senhas?

Trata-se de um aplicativo que propõe manter um “cofre forte” de armazenamento de todos logins e senhas dos seus sites e aplicativos em um mesmo lugar. Você então passa a precisar de apenas uma senha – a do gerenciador. E, o mais importante, ele gera senhas fortes, com alto grau de segurança, para você ficar mais tranquilo em não ter sua senha roubada por hackers.

Como funciona?

Basicamente você terá que ter instalado o app no seu smartphone e a extensão para os navegadores no seu desktop. Daí em diante toda vez que vier a famosa tela de acesso pedindo login e senha, o app/extensão pode ser acionado para preencher automaticamente os dados. Uma mão na roda, não é mesmo?

Qual gerenciador escolher?

Existem várias alternativas no mercado e a que indico, que é a que eu uso diariamente, se chama LastPass. É um serviço que dispõe de um bom plano gratuito que, no meu caso, responde satisfatoriamente às minhas necessidades.

Para quem se interessou e quiser um guia passo-a-passo mais detalhado, compartilho abaixo um vídeo da nômade digital portuguesa, radicada nos EUA, Kristel Leal. que fez um ótimo apanhado para você entender e adotar já o LastPass.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *